Dieta do chá-mate: menos 6 kg em um mês

O chá-mate emagrece!

Famosa no preparo do chimarrão e do tereré, a erva-mate agora também virou destaque no mundo das dietas. Estudos científicos recentes mostram que a folha (Ilex paraguariensis) que dá origem ao chá tem ações diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas - substâncias que, acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como engordam. Outras vantagens da erva-mate para enxugar as gordurinhas: reduzir o apetite e acelerar o metabolismo. Percebeu quanto essa erva pode fazer a favor da cintura? Uma das primeiras pesquisas relacionando o chá-mate ao emagrecimento aconteceu na Universidade de Lausanne, na Suíça. "Pessoas acima do peso que beberam o chá com frequência perderam gordura corporal com mais facilidade", diz Vanessa Franzen Leite, nutricionista da Clínica de Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o teste foi feito em ratinhos. O resultado foi o mesmo: o chá reduziu a gordura abdominal dos roedores. No ano passado, outro estudo com os bichinhos, desta vez realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, confirmou: o chá-mate emagrece! De onde vem esse poder? Especialmente da cafeína, presente em grande quantidade na erva-mate. "É uma substância estimulante e com ação lipolítica - ou seja, facilita a queima da gordura em excesso no organismo", explica a nutricionista. O chá também dá uma leve sensação de saciedade e atrasa o esvaziamento gástrico, adiando a fome. "Há ainda indícios de que a bebida aumenta o volume de massa magra (músculo)", diz Vanessa. Rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, a erva traz mais benefícios: protege o coração, afasta o risco de tumores e adia as ruguinhas precoces. Pronta para virar fã do mate? Antes saiba que, sozinho, ele não dá conta do recado de todos os quilinhos extras. Você deve associá-lo a uma dieta pouco calórica. Melhor ainda: siga o cardápio a seguir. Ele combina o chá com alimentos que também favorecem a perda de peso.


Tudo sobre a erva

Aqui, detalhes e segredos para transformar o chá-mate no seu aliado
Quantas xícaras devo beber? Para perder peso, a recomendação é tomar no mínimo 1 litro do chá por dia - o equivalente a cinco xícaras ou quatro copos grandes - e no máximo 1,5 litro. Mas sempre longe da comida. "A cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio, quando consumido junto com as refeições principais", avisa Vanessa Franzen Leite. Por isso, beba o chá até 20 minutos antes ou depois do almoço ou jantar. Nesse momento, a bebida também estimula os movimentos do intestino, favorecendo a digestão e o emagrecimento.
Posso beber o chá com açúcar? Se quiser perder peso, beba o chá sem açúcar ou com adoçante. Para amenizar o sabor amargo, uma boa estratégia é bater a infusão com uma fruta adocicada, como abacaxi, maçã e melão. No cardápio a seguir há várias sugestões diferentes de preparar o chá, quente ou gelado.
O chá em latinha ou sachê funciona? As duas versões carregam os princípios ativos da erva. Mas o efeito costuma ser mais suave. Isso porque o chá industrializado tem conservantes e o sachê pode misturar diferentes partes da planta. Por isso, dê preferência à erva a granel. É mais fácil de identificar se o chá tem apenas folhas da Ilex paraguariensis, parte da planta que concentra os componentes que ajudam você a perder peso.
Há contraindicações? O chá-mate não é recomendado para pessoas hipertensas. Não é o seu caso? Então, apenas evite a bebida à noite, pois tem efeito estimulante e pode atrapalhar a qualidade do sono ou, pior, provocar insônia. Se você já dorme mal, beba a última xícara no máximo às 5 da tarde.
O chá pode ser armazenado? Depois de pronto, ele deve ser consumido em 24 horas, quando ainda mantém as propriedades terapêuticas preservadas. Isto é, se, durante esse período, a bebida tiver ficado na geladeira ou numa temperatura abaixo de 4 ºC.

Fonte: boaforma - abril